quinta-feira, 26 de abril de 2012

ViciAudio passa a publicar classificação dos discos de 0 a 10 - Som, Música e Produto


A partir de hoje, e depois de inúmeros pedidos que me chegaram da parte de muitos visitantes do ViciAudio, passarei a classificar de 0 a 10 os discos (LP's) que recomendo e sugiro aqui no blog. A ideia é fazer uma avaliação e pequena descrição sobre vários aspectos que considero importantes:

- Qualidade da Prensagem do vinil, o que inclui o aspecto visual do mesmo (riscos, manchas, etc) e os ruído que possa apresentar durante a leitura, se é completamente plano ou se tem qualquer tipo de "warp" ou "dishing" e se existe alguma distorção audível resultante de uma prensagem defeituosa.

- Qualidade do "packaging", ou seja como é feita, com que formato e qual a qualidade da capa do disco, bem como das bolsas interiores (inner sleeves), se este vem selado quando novo e se a apresentação gráfica é boa e está de acordo com o tipo de edição em causa.

- Extras incluídos, como os habituais cupões para download da música em formato digital, ou os CD's e DVD's de oferta, documentos e textos, fotos e cartões... etc.

- Qualidade da Gravação, que ajuda a perceber o que pode esperar do disco relativamente ao som original, algo que não depende propriamente da masterização ou da prensagem mas sim da forma como o som foi captado e processado originalmente.

- Qualidade da Masterização, indicando sempre que possível qual a fonte utilizada para masterizar o disco e se esta foi analógica ou digital, bem como quais os passos principais que foram realizados neste processo. Esta área de avaliação é a que mais se aproxima directamente daquilo a que chamamos normalmente "qualidade de som", onde se fala por exemplo da gama dinâmica, resolução e extensão de frequência disponíveis.

- A Qualidade da Música onde de uma forma sempre pessoal e subjectiva avalio a qualidade, o impacto e o prazer que a música presente no disco, ou a sua performance, me proporcionou.

- E finalmente, a Qualidade do Produto em que se pretende avaliar a qualidade final do disco como objecto, levando em conta o seu preço, a sua exclusividade ou disponibilidade limitada, probabilidades de valorização futura ou valor acrescentado face a outras opções disponíveis.

No fim, todos estes factores são agrupados em três tópicos principais (e estes apenas serão alvo de uma classificação numérica): Som, Música, e Produto cada um deles classificado de 0 a 10.

Espero que esta nova forma de avaliar discos aqui no ViciAudio possa ajudar, especialmente aqueles que não dominam a língua Portuguesa (e são muitos os visitantes estrangeiros), a perceber como são os discos aqui referidos e o que penso sobre eles.

Para ver e ouvir em http://ViciAudio.blogspot.com


www.VinylGourmet.com - Discos de Vinil / Edições Audiófilas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.